Acesse também o blog dos outros cursos Microcamp SP

Inteligência Artificial


24 de maio de 2013

Olá! Seja bem vindo ao post que fala sobre Inteligência Artificial ou comumente chamada de I.A. Sou a professora Renata da Microcamp Praia Grande e irei abordar esse assunto que chama a atenção de muitas pessoas, mesmo as que não vivem a informática intensamente como nós. A inteligência artificial é uma área da computação e [...]

Olá! Seja bem vindo ao post que fala sobre Inteligência Artificial ou comumente chamada de I.A. Sou a professora Renata da Microcamp Praia Grande e irei abordar esse assunto que chama a atenção de muitas pessoas, mesmo as que não vivem a informática intensamente como nós.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma área da computação e que estuda formas para que o computador consiga reproduzir a capacidade do ser humano de tomar decisões, e resolver problemas, buscar desenvolver uma maneira de tornar um computador pensante, torná-lo de fato inteligente. O propósito é tornar uma máquina capaz de realizar ações que só nós humanos atualmente conseguimos. Os estudos já avançaram muito partindo desse propósito, e já estamos sendo beneficiados em várias áreas com isso, na medicina (com próteses inteligentes), na ciência (com robôs que exercem atividades de risco para a vida humana), no entretenimento (com jogos que interagem com o usuário de forma inteligente) e em muitas outras áreas.

COMO SURGIU?

 Encontro na universidade deDartmouth, com estudiosos: Marvin Minsky, Allen Newell, Herbert Simon

O termo “Inteligência Artificial” surgiu após um encontro na universidade de Dartmouth, onde grandes nomes de estudiosos do assunto tais como: Marvin Minsky, Allen Newell, Herbert Simon, tiveram destaque nas décadas seguintes ao encontro. Após esse encontro, os cientistas Simon e Newell trabalharam juntos no projeto de processamentos simbólicos, onde a ideia principal seria criar um sistema que manipulassem símbolos e não que fosse baseado em números. Sendo o passo fundamental para estudos futuros relacionados à área.

Foram desenvolvidas várias linhas de estudos para IA, uma delas em especial foi à biológica que começou a estudar conceitos que viabilizariam a pretensão de imitar redes neurais, levando cientistas a acreditarem na possibilidade de fazer uma máquina realizar ações humana tais como a capacidade de raciocínio.

 Máquina realizaando ações humanas - decisão

COMO FUNCIONA?

 Como funciona a inteligencia artifical?

O princípio da IA é simples, porém sua execução é extremamente complexa, afinal fazer com que máquinas tomem decisões, realizem escolhas e criem algo novo não é uma tarefa nada fácil, muitos juram que esse é o nosso futuro mais ainda está a longos passos dessa realidade. Mesmo que isso se torne possível nem todos são adeptos dessa ideia, afinal será que máquinas não vão tirar o emprego de muitas pessoas como já está acontecendo? Será que é seguro confiar em uma máquina? Essa tecnologia poderá se voltar contra nós? Devido o assunto ser tão difundido e muito abordado em filmes, criaram-se alguns mitos. Atualmente os computadores são capazes de resolver facilmente alguns problemas, porém de forma limitada, são capazes de resolver milhares de equações complexas em questão de segundos, mas dependem de entradas de dados, tanto computadores quanto robôs, necessitam da entrada de dados para que seja analisada, comparada com um banco de dados existentes, e é capaz de apontar qual a melhor saída, ou melhor opção de acordo com os dados inseridos. Isso só é possível se o computador ou máquina estiver programado para realizar tais comparações, assim como computadores de xadrez (esses são programados para utilizar estratégias de jogo utilizadas anteriormente e a cada jogada nova, ele armazena a jogada para utilizá-la posteriormente, se tornando invencível).

REDES NEURAIS

Redes Neurais

O princípio da Inteligência Artificial é a capacidade de aprender com a experiência, cientistas e estudiosos do assunto acreditam que só será possível tornar máquinas inteligentes quando as for possível reproduzir o comportamento do cérebro humano. Algumas pessoas afirmam que a inteligência vem do pensamento lógico, outras afirmam que se trata de como as informações são dispostas em nosso cérebro. Baseado nisso por volta da década de 1940 e 1950 surgiu à teoria das redes neurais.

Baseando-se no comportamento dos neurônios iniciou um longo estudo sobre o seu funcionamento, porém com o passar do tempo esse estudo perdeu o foco e o estudo do raciocínio lógico tomou força. Com o passar do tempo e o avanço da neurociência os olhos se voltaram novamente ao estudos de redes neurais.

Ao descobrir como são o funcionamento dos neurônios que foi criado neurônios virtuais, esses possuem corpo de processador, cada um tem um ou mais receptores de entrada, responsável por um sistema de respostas que é capaz de mudar o seu algoritmo de acordo com a entrada e a saída. Utiliza um sistema de pontuação onde cada acerto recebe uma pontuação podendo tornar aquela rede mais reforçada.

Quando se trata de sistemas mais robustos as redes neurais conseguem aprender qualquer função que uma pessoa consiga aprender e poderá armazenar informações de forma ilimitada.

As redes neurais são as mais utilizadas no processo de criação de sistema de inteligência artificial. Em outra oportunidade abordaremos melhor só de redes neurais.

FILMES QUE FALAM SOBRE O ASSUNTO Filmes de Inteligencia Artificial

Esse é um tema muito abordado pelo mundo da ficção, sempre abordado de forma extrema, sempre com máquinas invadindo e dominando a terra, sempre criando confrontos entre humanos e máquinas, talvez seja por isso certa relutância da sociedade em aceitar e apoiar o desenvolvimento da inteligência artificial. Para quem deseja conhecer mais esse mundo através das lentes da ficção segue uma pequena lista de alguns temas sugeridos:

  • Matrix;
  • Inteligência Artificial;
  • Wall E;
  • Eu, Robô;
  • Residente Evil;
  • O Exterminador do futuro;
  • Minority Report;
  • O Homem Bicentenário;
  • Ameaça Invisível;

Assista a todos que puder e deixe esse mundo virtual invadir seus pensamentos, borbulhar de idéias e inspirações.

JOGOS  Inteligencia Artificial em jogos

Embora não percebemos, a inteligência artificial já chegou há muito tempo nos games, existem sistemas para melhorar desempenho no jogo, existem jogos de computadores que utilizam da melhor estratégia feita pelo usuário, armazena em seu banco de dados e utiliza-se da mesma técnica aprendida para eliminar o adversário mais a frente, existem milhares de técnicas, que tornam o computador a cada vez que ele perder mais perto de se tornar invencível nas próximas jogadas. O jogo é o software que sem perceber se alimenta das informações inseridas pelo jogador. É assim que funciona o jogo de dama ou de xadrez, ele busca a melhor jogada e armazena, quando necessita aciona a informação guardada para utilizar contra seu adversário, exatamente da mesma forma funciona com jogos de lutas, o jogo grava informações sobre o comportamento do jogador, formas de ataque, e esconderijo ficando a cada rodada mais próximo a perfeição.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM APOIO A MEDICINA

 

Medicia e Inteligencia Artificial

Na medicina, a inteligência artificial se transformou em grande aliada a doenças, operações de riscos e principalmente na área da fisioterapia. Podemos observar através de todo conteúdo apresentado até aqui que a robótica é vinculada a inteligência artificial. Unificando com o conceito de robótica, muitos pacientes tiveram excelente avanço em seus quadros de recuperação, no que se tratava de próteses com inteligência artificial, capaz de aprender com os primeiros movimentos. Existem próteses para casos de perda da perna acima do joelho que proporcionam ao paciente um andar natural, pois seu sistema possui sensores para que se detecte o contato com o solo, liberando movimento em qualquer ângulo de flexão, proporcionando o sentimento de liberdade, fazendo com que o usuário não se preocupe com cada passo que tenha que dar e caminhe naturalmente.  Essas e outras próteses são benefícios conquistados através da inteligência artificial.

O QUE ESPERAR DO FUTURO

Futuro da Inteligencia Artificial

O que será que o futuro nos reserva? De acordo com algumas pesquisas realizadas por mim, a empresa Google e a Nasa juntos se propuseram a investir em um laboratório com computadores quânticos afim de realizar avanços na aprendizagem de máquinas. A robótica é outra área que foca na inteligencia artificial, busca propor que robôs consigam interagir socialmente e realizar tarefas que coloquem em risco vidas humanas ou que simplesmente facilitem o dia a dia.  Isso é só o começo de muito estudo e descobertas que virão por ai.

APLICAÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Sites com Inteligência Artificial

 

Que tal interagir um pouco com sites que possuem personagens que utilizam da inteligência artificial para poder interagir com internautas, separei alguns dos mais conhecidos:

Visite os sites acima e converse com um personagem virtual e fique chocado com os resultados apresentados. Mais antes curta e compartilhe esse post, comente suas experiências com a inteligência artificial ao final da página e sugira novos temas, que gostaria de saber um pouquinho mais.

Espero que tenham gostado! Em caso de dúvidas comente ao final do post ou acesse meu blog e entre em contato comigo.

Até a próxima!

Autor:

Renata Santos

Renata Santos

Professora de informática da Escola Microcamp Praia Grande. Formada em Técnico em Informática na ETEC Praia Grande, Bacharelado em Sistema de Informações na FALS e Tecnologia em Informática com Gestão para Negócios na FATEC de Praia Grande. Ensinar é aprender, lecionar me faz feliz e a Microcamp me proporciona isso. "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." - Bill Gates

Comentários: